quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Livros I

Escola para todos:   
  • Torres, R. (2001). Educação para todos - A tarefa por fazer. Editora Diversos

Sinopse
Um amplo quadro de referências para a ação foi estabelecido em torno da proposta de Educação para Todos, que, neste livro, é avaliada mais como conceito e como estratégia que como meta em si mesma. Centra-se particularmente em analisar se, e até que ponto, conseguiu-se formar a 'visão ampliada da educação básica' e a visão renovada da política educativa e da cooperação internacional nesse campo.


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Dislexia:
        
  • Torres, R. (2001). Dislexia, Disortografia e Disgrafia. Editora Mc Graw-Hill
Sinopse
Já se confrontou com pessoas que sofrem de dificuldades na escrita e na leitura? Sabia que existe um grande número? Que ambos os grupos, adultos e crianças, sofrem com este  problema?
O estudo deste assunto permite a tomada de consciência quanto às implicações destas dificuldades, não somente no desenvolvimento escolar dos que as sofrem, como também na vida quotidiana.
Este livro, de leitura acessível mas bem documentado, oferece uma análise dos aspectos cruciais na abordagem dos problemas específicos de linguagem: defenição, características, factores associados, tipos ou classes, modelos explicativos e princípios ou procedimentos de avaliação e intervenção. É indicado para professores, psicopedagogos, investigadores e estudantes interessados nas perturbações da linguagem, e ainda para os pais que buscam linhas de orientação para o seu comportamento educativo perante a família, e que querem participar activamente na formação escolar dos filhos.



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  • Hennigh, K. (2008). Compreender a Dislexia - Um Guia para Pais e Professores. Porto: Porto Editora
Sinopse

Compreender a Dislexia é um livro de referência para educadores, professores, demais profissionais de educação e pais que pretendam inteirar-se da problemática em si e procurem encontrar métodos práticos de ensino no que diz respeito aos padrões de leitura da criança disléxica.

Assim, para além de analisar o conceito de dislexia, este livro apresenta a sua evolução histórica, bem como um conjunto de temas que se prendem com metodologias e técnicas de ensino, com a avaliação do desempenho e da evolução do aluno disléxico, com o papel do professor na sala de aula e com o envolvimento parental, tanto em casa como na escola.


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Inclusão e Necessidades Educativas Especiais   
  • Correia, L. (2008). Inclusão e Necessidades Educaivas Especiais. Porto, Porto Editora

Sinopse

Pretende ser um instrumento de apoio para os educadores e professores, no sentido de melhor compreenderem os conceitos de inclusão, educação especial e necessidades educativas especiais, de perceberem o seu papel no contexto de uma escola inclusiva e de se munirem de um manancial de informação e estratégias que lhes permitam criar salas de aula inclusivas que valorizem a diversidade, contemplando as necessidades diferenciadas de todos os alunos, designadamente dos alunos com necessidades educativas especiais.

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  • Correia, L. (2008). A Escola Contemporânea e a inclusão de alunos com NEE - Considerações para a educação com sucesso. Porto. Porto Editora    
Sinopse

Neste segundo livro da colecção Impacto Educacional pretende-se abordar as ideias base associadas ao movimento da inclusão e aos serviços de educação especial, dando ao leitor a oportunidade de melhor compreender os conceitos de necessidades especiais e de necessidades educativas especiais, tendo por base as problemáticas que os integram.

O livro apresenta, ainda, um modelo de atendimento - Modelo de Atendimento à Diversidade - que permite a implementação de programas educativos eficazes para os alunos com necessidades especiais, designadamente para os alunos com necessidades educativas especiais.

Dada a actualidade das temáticas tratadas nesta obra, ela pode constituir-se num valioso recurso para os pais e para todos os profissionais que, de algum modo, trabalham com alunos com necessidades especiais.


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 Envolvimento Parental em Intervenção Precoce

        
  • Correia, L. e Serrano, A. (2002). Envolvimento Parental em Intervenção Precoce - Das Práticas Centradas na Criança às Práticas Centradas na Familia. Porto: Porto Editora

Sinopse

Este livro resulta da compilação de diversos contributos no âmbito do envolvimento parental em intervenção precoce. Pretendemos que ele possa ser um veículo de reflexão para profissionais, formandos e pais que diariamente se debatem com a problemática da intervenção precoce.

Para a realização deste livro contamos com a colaboração de alguns especialistas desta área, nomeadamente: Carl Dunst, Raymond J. Gallagher, Maggie J. LaMontagne, Lawrence Johnson, James Tramill, Marilyn Espe-Sherwindt, Sylviane Rigolet, Isabel Monteiro da Costa e Maria del Pilar Fontao.

Os temas abordados pelos diversos autores giram em torno das práticas de intervenção precoce centradas na família, descrevendo quer a sua filosofia, aspectos legislativos, princípios, práticas e investigação.


Pensamos que ele irá igualmente ser um importante contributo na medida em que são praticamente inexistentes as publicações em português neste domínio.


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Redes Sociais de Apoio e Sua Relevância para a Intervenção Precoce
       
  • Serrano, A. (2008). Redes Sociais de Apoio e Sua Relevância para a Intervenção Precoce. Porto: Porto Editora
Sinopse

Este livro pretende fazer uma abordagem dos conceitos de apoio social, descrevendo a sua relevância para a Intervenção Precoce.
A investigação na área da Intervenção Precoce tem reforçado a importância dos modelos ecológicos de intervenção por oposição aos modelos compensatórios ou de erradicação.

Os modelos ecológicos assentam no pressuposto de que o desenvolvimento depende de uma variedade de factores e, assim sendo, as experiências e intervenções deverão ser variadas e ter por objectivo não só a minimização dos factores de risco, mas também a maximização de oportunidades que influenciarão positivamente os resultados últimos de desenvolvimento da criança.

A perspectiva ecológica do desenvolvimento constitui, assim, o enquadramento teórico no qual deverão assentar, quer as práticas de intervenção, quer a investigação com crianças de risco e suas famílias.

Assim, a noção de apoio social e as suas influências directas e indirectas no desenvolvimento da criança constituem uma vertente fundamental na abordagem ecológica, que serão objecto de análise e descrição ao longo dos diversos capítulos do livro.

Será também apresentado um estudo qualitativo cuja finalidade foi compreender e identificar as redes de apoio de um conjunto de famílias com crianças com NE (0 aos 3 anos) residentes no distrito de Braga. Esta informação, para além de facilitar a compreensão do leitor dos conceitos teóricos expostos ao longo dos diversos capítulos do livro, através da transposição para o campo empírico, poderá ser útil para pensarmos a implementação de políticas e práticas de IP em Portugal.

A temática deste livro poderá ser útil para ajudar os prestadores de serviços a possuírem uma melhor compreensão das redes de apoio utilizadas pelas famílias e, consequentemente, ajudar os profissionais portugueses na implementação de um sistema de serviços de Intervenção Precoce legislado (Desp. Conj. 891/99, de 19 de Outubro), desenvolvendo sistemas comunitários de apoio que respondam às necessidades de cada família de forma eficaz e centrada na família.


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