quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Livros adaptados a crianças com necessidades educativas especiais



(Clique na imagem de cada um dos livros para informação detalhada sobre eles)

"Os profissionais dedicados à educação especial exigem material de apoio  que permita tornar a leitura mais acessível a crianças  com problemas do desenvolvimento.

Esta iniciativa tenta aproximar e estimular o caminho da leitura a todas elas, contribuindo para romper com as barreiras na comunicação e tornando mais compreensível o mundo da fantasia a muitos meninos e meninas.

Os destinatários destes livros são pessoas com necessidades específicas: atraso global do desenvolvimento, perturbações específicas da linguagem (PEL), paralisia cerebral (PC), perturbações do espectro do autismo, dificuldades de aprendizagem, ou seja, utilizadores ou potenciais utilizadores da Comunicação Aumentativa.

A leitura apoia-se, para além do texto e da ilustração, num sistema gráfico de comunicação utilizado internacionalmente – SPC – Símbolos Pictográficos de Comunicação (Mayer-Johnson). Este sistema baseia-se em imagens (pictogramas) muito simples, acompanhadas da palavra escrita, referente ao seu significado."                    



Sem comentários:

Enviar um comentário