Método multisensorial, desenvolvido por Paula Teles, pretende ser um método facilitador da aprendizagem da leitura e escrita para todas as crianças: as que apresentam perturbações fonológicas da linguagem, as que apresentam indicadores de risco de dislexia, as crianças e jovens disléxicos e a todas as que tenham dificuldades na leitura e na ortografia, em maior ou menor grau, independentemente da sua etiologia.
Desenvolver a Consciência Fonémica- Consciência de que as palavras da linguagem oral são formadas por fonemas - identificar os fonemas através de materiais para a realização de diversos jogos de identificação, discriminação, adição, omissão, substituição, aliteração e rima de fonemas.
Ensinar o Princípio Alfabético- Ensinar que os fonemas da linguagem oral são representados pelas letras do alfabeto - ensinar o nome das letras e as suas representações gráficas, ensinar e treinar até à automatização as correspondências fonema Û grafema.
Ensinar as Irregularidades nas Correspondências Fonema Û Grafema - Ensinar que: existem grafemas que não têm correspondência fonémica; existem grafemas que têm diversas correspondências fonémicas; existem fonemas que podem ser representados por diferentes grafemas: existem fonemas, os dígrafos, que são representados por dois grafemas.
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