quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A Inclusão de Crianças com Autismo em Contexto de Jardim de Infância



Não se dispõe ainda de cura medicamentosa para o autismo.

No entanto, um conjunto de intervenções terapêuticas, nomeadamente a estimulação precoce adequada e continuada, pode aliviar alguns sintomas e trazer melhorias em termos do desenvolvimento destas crianças.

É actualmente recomendado que a intervenção seja iniciada o mais cedo possível e que sejam contempladas as 3 áreas principais que caracterizam a doença: a interacção social, a comunicação e os interesses e actividades.

A intervenção deve ser organizada e estruturada de forma progressiva e, apesar de sempre orientada por terapeuta especializado, deve incluir os pais. As actividades terapêuticas englobam, entre outras estratégias de modificação comportamental, treino de integração sensorial, terapia da fala e treino de competências sociais. Dever-se-á trabalhar de forma consistente (e persistente) no sentido de potenciar a vinculação das crianças aos pais/terapeutas, tentando evitar ou minimizar o isolamento e deterioração social. A terapia familiar pode também ser utilizada para ajudar a família a desenvolver estratégias para lidar com os desafios de viver com uma criança autista.

Sem comentários:

Enviar um comentário