quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A inclusão de Crianças Cegas ou com Baixa Visão em contexto de Jardim de Infância



O Jardim de Infância é a transição necessária entre a família e a escola e constitui uma fase-chave do seu processo de socialização.

A criança aprende a viver em grupo e, face aos seus pares, toma consciência das suas diferenças, das suas potencialidades e das suas limitações. As brincadeiras e os jogos em que aprende a participar desempenham um papel importante no seu desenvolvimento, na sua mobilidade e sentido de orientação.

A integração no Jardim de Infância é, portanto, desejável e vantajosa de todos os pontos de vista, mas necessita de ser cuidadosamente preparada e apoiada, junto dos pais, do pessoal do Jardim de Infância e por vezes junto dos pais das outras crianças que o frequentam.

Não se pense, contudo, que a integração social de um deficiente visual decorre necessariamente de uma educação inclusiva. Muitas vezes é mais fácil à criança interagir com a sua Educadora do que com os seus colegas normo-visuais (Boldt, 1982). Em consequência disto, os conflitos entre crianças, parte tão importante da aprendizagem social, são muito reduzidos, surgindo atitudes quer de menosprezo, quer de superprotecção das crianças com visão, face ao seu colega deficiente. A integração social e a competência social não são o resultado automático de se viver com normo-visuais e são um processo demorado e complexo, envolvendo muitas aprendizagens.

(Bastante mais informação em Sobre a Deficiência Visual)

1 comentário:

  1. Dentro dessa perspectiva, é preciso fazer considerações de práticas importantes no momento de propor um ponto para planejar uma correta habilitação e para uma avaliação mais eficiente desse(a) aluno(a), é essencial que o profissional que atua nessa área seja capacitado para não só desenvolver um programa ou plano compativel com cada especificidade dos alunos como também saber como lidar na conversa com os pais de todos os seus alunos em relação à sua prática pedagógica inclusiva.

    ResponderEliminar