terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ESTG desenvolve manípulo de interacção destinado a crianças com necessidades especiais

O Departamento de Engenharia Electrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria desenvolveu um manípulo de interacção electrónico, accionado com um sensor de aproximação, destinado a crianças com necessidades especiais.

A produção deste dispositivo surge no âmbito da campanha 'Mil Brinquedos por Mil Sorrisos', promovida pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria.

O sistema permitiu criar um manípulo de interacção mais económico, que possa ser enviado às crianças com necessidades especiais, juntamente com cada conjunto de brinquedos adaptados, faz saber a instituição de ensino. "Estes manípulos, que adquirem várias formas, adaptando-se às necessidades de cada criança, têm como função principal permitir a interacção com o computador", explica Célia Sousa, coordenadora do CRID. O manípulo encontra-se em fase experimental.

Sofia Gualdino e Marco Santos, engenheiros electrotécnicos responsáveis pelo desenvolvimento do mecanismo, explicam a ideia: "depois de falar com uns amigos que trabalham no desenvolvimento de botões capacitivos, foi fácil desenvolver este manípulo", afirmam, adiantando que o processo de produção leva apenas "um dia". A campanha 'Mil Brinquedos por Mil Sorrisos', lançada pelo CRID do Politécnico de Leiria visa recolher brinquedos com um sistema electrónico simples a fim de serem transformados na ESTG por estudantes e professores do Departamento de Engenharia Electrotécnica daquela escola, em brinquedos passíveis de serem utilizados por crianças com necessidades educativas especiais.
O trabalho desenvolvido na ESTG, ao qual se juntaram, este ano, alguns professores e alunos de três turmas da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, consiste na adaptação do circuito de alimentação de cada brinquedo, por forma a permitir ser utilizado a partir de um interruptor externo que acciona o seu funcionamento.

O objectivo é reunir mil brinquedos e oferecê-los pelo Natal a crianças com necessidades educativas especiais e também aos 24 Centros de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do Ministério da Educação que trabalham com aquele tipo de crianças, além de outras entidades que, tendo tido conhecimento da iniciativa, solicitaram brinquedos adaptados ao CRID.

A campanha 'Mil Brinquedos por Mil Sorrisos' sucede à acção 'Um Brinquedo por Um Sorriso', que decorreu no Natal do ano passado, tendo sido oferecidos cerca de 200 brinquedos a 20 instituições. Este ano, os brinquedos podem ser entregues no CRID, sediado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria, e na Aldeia de Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário