sábado, 5 de dezembro de 2009

Sejam muito bem vindos!



Este blog foi criado com a finalidade de dar a conhecer as diferentes Necessidades Educativas Especiais e as possíveis formas de incluirmos crianças portadoras de alguma delas nas escolas regulares e na sociedade actual.


Esta ideia partiu de um trabalho efectuado na disciplina de Necessidades Educativas Especiais, no qual tivemos de elaborar uma pequena sondagem a diversos públicos: Público em Geral, Docentes de Educação Especial, Docentes do Ensino Regular e Futuros Docentes.


Aqui damos a conhecer as várias Necessidades Educativas Especiais, links importantes, notícias, indicações de livros sobre e para as várias Necessidades, em suma, tudo o que considerarmos importante ou interessante para partilhar com todos os que queiram incluir as pessoas com Necessidades Educativas na Escola para Todos e na Sociedade.



"Damos, muitas vezes, nomes diferentes às coisas: O que para mim são espinhos, vós chamais-lhe rosas." Pierre Corneille

3 comentários:

  1. excelente iniciativa mas que se depara com uma visão social estereotipada onde os portadores de necessidades especiais são tolerados mas não aceites como cidadãos de pleno direito.Vivemos numa sociedade "normalizada" onde as diferenças não têm cabimento.Lentamente vão-se dando alguns passos e mudando mentalidades mas são necessárias grandes transformações socias e politicas.
    Na minha escola temos o CRID (centro de recursos de inclusão digita)onde as técnicas informáticas conseguem fazer pequenos milagres.Com duas micro cameras consegue-se utilizar um computador apenas com o movimento dos olhos...

    Bom natal

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde !
    Eu sou aluna do 12º ano, na Escola Alexandre Herculano no Porto, e no âmbito da disciplina de área de projecto vou elaborar um projecto/trabalho sobre as dificuldades sociais. Visto que na minha escola existem alunos com necessidades educativas especiais, decidi abordar esse tema, na parte do ensino como na sociedade.
    Hoje andava a fazer pesquisa para o trabalho e encontrei este blog, que está magnifico, e gostaria de saber se posso contar com a vossa ajuda.

    Obrigadissima, e continuação de um óptimo trabalho!

    (caso me possam responder, agradeço que me respondam para o meu blog.)

    ResponderEliminar
  3. agradeço pela resposta, é sempre bom contar com a ajuda e feedback de pessoas interessadas nesta área !
    eu vou criar um blog que dará a conhecer à comunidade o projecto, e ai poderão seguir e acompanhar quer o projecto quer as novidades.
    mais uma vez obrigado!

    ResponderEliminar